Paróquia da Vitória Arquidiocese de São Salvador

08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h

, 22 de Outubro de 2017

Paróquia Nossa Senhora da Vitória

Até hoje não se pode fixar a época do levantamento da primeira ermida de N. Sra. da Vitória.

Nem tão pouco quem erigiu. Há os que afirmam ter sido feita por Diogo Àlvares, o mesmo que contruira, anteriormente, a N. Sra. Das Graças, antencipando-se à chegada de Pereira Coutinho, atribuindo, outros, ao desventurado donatário da Capitania da Bahia, o levantamento do oratório de Vila Velha. Com aquela invocação, Frei Agostinho de Santa Maria, que escreveu em 1634 o "Santuário Mariano" (1) admite ter sido levantada por Thomé de Souza o 1º governador, conforme se lê desse elucidativo trecho: "El Rey D. joão o III, mandou a Thomé de Souza, a fundar em seu nome a cidade da Bahia; assim elle foy o primeyro que lhe abrio os seus alicerces, o que fora pelos annos de 1549. E a primeira paróquia e igreja matriz que teve a cidade da Bahia, que depois se chamou cidade de São Salvador, ou Bahia de todos os Santos, foy a casa de N. Sra. Da Victoria".

A verdade é que não há base histórica dessa pretensa ancianidade vsobretudo sabendo-se, segundo o jesuita Simão de Vasconcelos, terem sido batizados os filhos de Caramurú na Igrejinha da Graça e nela se terem casado os seus descendentes, evidenciando não passar do mundo das conjeturas a situação primitiva ermida, só transformando em igreja em 1666 embora houvesse criado a freguesia em 1552(2).

Luiz dos Santos Vilhena, autor das afamadas Cartas Soteropolitanas escreitas em 1798, ao descrever os arralbades da cidade do Salvador, assim falou sobre a zona da Graça e da Vitória: " O que ali se acha de mayor antiguidade He a sepultura de Catharina Alvares no Mosteiro de N. Sra. da Victoria."

(1) Frei Agostinho de Santa Maria - Santuário Mariano - 1634. Vol. 9 - Pág. 49 - Ed. Do I.G.H.B. 1949

(2) Segundo J.H. Rodrigues no mapa da Baia de Todos os Santos levantado em 1647 por Barlaeus está indicada a igreja da Vitória ao lado da igreja da Graça - Catálogo da exposição de História do Brasil - (1881 - 1883 ) - II vol.

Fonte: Pequeno Guia das Igrejas da Bahia XVIII - Igreja de N. Sra. da Vitória - Publicação da Prefeitura do Salvador 1964

Igreja de Nossa Senhora da Vitória - Largo da Vitória S/N Vitória - CEP.: 40080-600 Salvador -Ba / Brasil Telefone: (71)3012-2341 / 3336-9738 | E-mail: faleconosco@paroquiadavitoria.org.br